segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Santo Adeodato Deusdedit/São Deodato/São Adeodato I, Papa - 8 de novembro




São Deodato - Papa em Roma

Em Roma, o Papa não era somente o Bispo e o Pai espiritual, mas também o guia civil, o juiz, o supremo magistrado, a garantia da ordem
O santo de hoje, cujo nome significa “dado por Deus”, foi por quarenta anos Padre em Roma antes de suceder ao Papa Bonifácio IV a 19 de outubro de 615. Em Roma, o Papa não era somente o Bispo e o Pai espiritual, mas também o guia civil, o juiz, o supremo magistrado, a garantia da ordem. Com a morte de cada pontífice, os romanos se sentiam privados de proteção, expostos às invasões dos bárbaros nórdicos ou às reivindicações do império do Oriente. A teoria dos dois únicos, Papa e imperador, que deviam governar unidos o mundo cristão, não encontrava grandes adesões em Constantinopla.
O Papa Deodato, entretanto, buscou o diálogo junto ao imperador intercedendo pelas necessidades de seu povo e, apesar do imperador mostrar-se pouco solícito para o bem do povo, enviou o exarca Eleutério para acabar com as revoltas de Ravena e de Nápoles. Foi a única vez que o Papa Deodato, ocupado em aliviar os desconfortos da população da cidade, nas calamidades acima referidas, teve um contato, se bem que indireto, com o imperador.
Foi inserido no Martirológio Romano, um episódio que revalidaria a fama de santidade que circundava este pontífice que guiou os cristãos em épocas tão difíceis: durante uma das suas frequentes visitas aos doentes, os mais abandonados, os que era atingidos pela lepra, teria curado um desses infelizes, após havê-lo amavelmente abraçado e beijado.
São Deodato morreu em novembro do ano 618, amado e chorado pelos romanos que tiveram a oportunidade de apreciar seu bom coração durante as grandes calamidades que se abateram sobre Roma nos seus três anos de Pontificado (inclusive um terremoto, que deu golpe de graça aos edifícios de mármore dos Foros, já devastados por sucessivas invasões bárbaras e horríveis epidemia).
São Deodato, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-deodato-papa-em-roma/

Santo Adeodato Deusdedit
(+ 618)

Romano de nascimento, papa desde 615, foi para Roma um bom pastor e também o guia civil, o juiz e o mantenedor da ordem. Hábil mediador, defendeu a sé apostólica das pretensões de Constantinopla e das repetidas investidas dos bárbaros.
Pacificou as disputas entre o clero secular e o regular, introduziu, para todo sacerdote, a faculdade de poder celebrar duas missas nos dias festivos; estabeleceu que fossem distribuídas esmolas aos pobres à morte de cada pontífice. Distinguiu-se em vida pela grande caridade, sobretudo quando uma grave epidemia de peste castigou Roma durante o seu pontificado – agravada pelo terremoto que deu o golpe de misericórdia contra os foros romanos, já devastados pelas invasões bárbaras e pela incúria do povo.
Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=1063

San Adeodato


O santo de hoje, o Papa Adeodato I, ou Deusdedit emerge dos séculos escuros dos primeiros Idade Média com muito pouca evidência. Há poucas notícias históricas: filho do sub diácono romano Stephen, foi há quarenta anos um sacerdote em Roma antes de suceder na cadeira papal ao Papa Bonifácio IV em 19 de Outubro 615.Ele morreu em novembro de 618, amado e lamentou pelos romanos que poderia apreciar o bom coração para as grandes calamidades que assolaram Roma durante os três anos de seu pontificado: o terremoto, que deu o golpe de misericórdia para os edifícios de mármore do Fórum, e devastado pelas invasões bárbaras contínuas e uma epidemia terrível chamado de elefantíase. Foi o primeiro Papa a estabelecer com os donativos serão distribuídos para as pessoas, por ocasião do funeral do Papa. Em Roma, o papa não foi apenas o bispo e pastor espiritual, mas também o guia civil, o juiz, o magistrado, o que garantiu a ordem. Com a morte de tudo o pontífice romano sentiu desprotegido, exposto às invasões dos bárbaros do norte ou vingança do império do Oriente. A teoria medieval de "dois sóis", o papa eo imperador, que deve governar ligados ao mundo cristão, não foi aceito em Constantinopla. Papa Adeodato um mediador qualificado e interlocutor paciente foi demonstrado com o outro "sol" que, na verdade, realmente foi muito pouco solícitos da Itália, exceto para o tempo que ele enviou o Exarch Eleuterio a dominar a revolução de Ravenna e Nápoles. Foi a única vez que o Papa Adeodato ocupado em aliviar o sofrimento do povo de Roma pelas calamidades já mencionadas, tinha um, embora contato indireto com o imperador. Baronio colocar no Martirológio Romano um episódio que confirma a fama de santidade em torno do venerado pontífice "dado por Deus" (como a etimologia do nome diz) para orientar os cristãos nesses tempos conturbados: durante uma de suas visitas doentes, os abandonados, isso é o mais atacado pelo terrível doença da lepra, ele curou um desses infelizes depois de ter carinhosamente abraçado e beijado.
Traduzido via internet
http://evangeliodeldia.org/main.php?language=SP&module=saintfeast&localdate=20151108&id=11878&fd=0

São Adeodato I, Papa

Seu pontificado durou três anos. Era romano de nascimento e filho de subdiácono chamado Esteban. Em sua época, Roma se viu assolada pelas desordens e guerras, por um terremoto e por uma epidemia. São Adeodato se entregou totalmente aos cuidados dos doentes. O Martirologio Romano menciona o fato de que uma vez curou a um leproso ao lhe beijar as feridas. Conforme se diz, foi o primeiro Papa em usar os selos de chumbo chamados "bullae", nome que se dá atualmente a certos documentos pontifícios.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=141

Nenhum comentário:

Postar um comentário