sábado, 14 de novembro de 2015

Bem-aventurado Francisco de Paula Victor - 14 de novembro


Bem-aventurado Francisco de Paula Victor

Apóstolo da caridade
Carinhosamente conhecido como o Apóstolo da caridade, Francisco de Paula Victor nasceu no dia 12 de abril de 1827, em Campanha, MG, filho de mãe escrava. A realidade de pobreza e discriminação em que viveu sua infância não o impediram de crescer nos princípios cristãos e de cultivar qualidades natas como a inteligência, a bondade e a esperteza.
Ainda muito jovem, especializou-se em alfaiataria. Nesse mesmo período, foi percebendo sua vocação ao sacerdócio. Enquanto de algumas pessoas recebia total apoio e incentivo, de outras, a discriminação não media as palavras. De seu mestre de alfaiataria chegou a ouvir em meio a gargalhadas: "Lembre-se rapaz! No dia em que você for padre, as minhas galinhas terão dentes!"
Ao completar 21 anos de idade foi encaminhado ao seminário de Mariana, MG, ingressando em 5 de junho de 1849. Enquanto alguns seminaristas chegavam em carruagens, acompanhados dos pais e dos serviçais negros, além das muitas bagagens, o jovem Victor tomou a atenção de todos ao chegar sozinho e com apenas um pequeno fardo de roupas. Maior surpresa ainda foi ter sido admitido imediatamente no terceiro ano de formação, por já ter tido estudado dois biênios na sua paróquia de origem. No período de formação, se ocupou das atividades mais simples e mais difíceis, cumprindo com responsabilidade as atividades assumidas, mesmo em meio à rejeição dos colegas.
Em 1851 foi ordenado sacerdote e assumiu a Paróquia de Campanha, MG como vigário paroquial. Não demorou muito para conquistar o coração de todos por sua dedicação, testemunho de vida de oração e vivência dos valores morais e espirituais. Como um pastor amoroso e dedicado, manifestava grande zelo pastoral pelos doentes, pelas crianças e pelos mais necessitados. Contribuiu muito também para a formação catequética de seus paroquianos e para a formação dos filhos das famílias mais humildes de sua paróquia. Viveu toda a sua vida na humildade e despojamento, das esmolas que recebia e também partilhava. Mas ao mesmo tempo não faltaram dificuldades, perseguições e discriminações.
Faleceu no dia 23 de setembro de 1905, e desde então, muitos romeiros todos os anos se dirigem a Três Pontas para agradecer as graças recebidas por sua intercessão. Passados 88 anos de sua morte, seu processo de beatificação teve início e em 2011 o Papa Bento XVI reconheceu a vivência de suas virtudes. Em 2015 a Igreja reconheceu o primeiro milagre atribuído à intercessão de Pe. Victor: a gravidez de Maria Isabel Figueiredo. Hoje sua filha Sofia está com quatro anos. (Leia mais)
Padre Francisco de Paula Victor é o primeiro afrodescendente brasileiro a ser beatificado. A cerimônia aconteceu no dia 14 de novembro de 2015, em Três Pontas, MG.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=1065

Nenhum comentário:

Postar um comentário